Para que serve o filtro deionizador e como ele funciona no processo de tratamento de água

resina-de-troca-ionica-em-fundo-preto

A qualidade da água, independente da sua produção, é um fator muito importante para a previsibilidade da qualidade do produto final. Tendo isso em mente, entender os processos e ferramentas, é parte fundamental do trabalho de quem quer garantir os melhores resultados. Uma dessas ferramentas, é o filtro deionizador. 

Muitos especialistas podem se esquecer sobre a importância de determinados processos, especialmente os que envolvem o tratamento de água. Desse modo, a Tech Filter vai te ajudar a lembrar todos os detalhes sobre essa solução. Até mesmo para você que está desvendando os segredos por trás do tratamento de água pela primeira vez. 

Para te ajudar, preparamos este artigo. Um texto completo com todos os detalhes que você precisa saber sobre a aplicação de filtros deionizadores e quais os processos que requerem a utilização dessa solução. 

Se você tem dúvidas sobre o assunto, precisa continuar a leitura. Aproveite! 

O que é um filtro deionizador? 

O filtro deionizador é um dispositivo projetado para remover íons (átomos ou moléculas carregados eletricamente) da água, resultando em água deionizada. Esse processo é comum em laboratórios, indústrias e em aplicações onde é necessário água extremamente pura, sem íons que possam interferir em experimentos ou processos específicos. 

Para isso, os filtros deionizadores, geralmente, são formados por resinas de troca iônica, ou seja, substâncias químicas que contêm grupos funcionais capazes de trocar íons com a água. Desse modo, à medida que a água passa pelo filtro, esses componentes removem íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), resultando em água desprovida de íons. 

filtro-deionizador-aplicado-em-sistema-de-filtragem

A utilização do filtro deionizador está, em geral, atrelada a sistemas complexos de tratamento de água. Isso porque, observa-se que os filtros deionizadores não removem contaminantes não iônicos, como bactérias, vírus ou partículas sólidas. Assim, para remover essas impurezas, outros métodos de purificação de água podem ser necessários em conjunto com o processo de deionização. 

Aplicações para filtro deionizador 

Com tamanha importância no processo de tratamento da água, sabemos que inúmeros segmentos se aproveitam das vantagens do filtro deionizador. Afinal, muitos deles possuem a necessidade de água pura nos processos de fabricação, e como vimos, essa é uma das principais funções do filtro deionizador. 

Um dos processos que podem surpreender ao analisar as aplicações do filtro deionizador, se encontra na indústria eletrônica. Afinal, esses filtros são cruciais para evitar a corrosão e garantir a qualidade na fabricação de componentes eletrônicos, entre outras diversas etapas de fabricação e conservação de componentes eletrônicos. 

Outro segmento que aproveita os recursos dessa solução, é o químico. Com ele, as indústrias farmacêutica e de alimentos e bebidas. Isso porque, a deionização é essencial para processos específicos nos quais a presença mínima de íons é vital. 

Além disso, setores como o de energia, semicondutores, automotivo e laboratórios de pesquisa também fazem uso desses filtros para garantir a pureza da água em seus procedimentos, seja para prevenir incrustações em sistemas de resfriamento ou para proporcionar um ambiente controlado em experimentos científicos. 

Tipos de filtros deionizadores  

Devido à extensa possibilidade de aplicações, os filtros deionizadores podem ser encontrados em diversos tipos diferentes. Cada uma das diferentes versões, são destinadas a finalidades diferentes. Sendo assim, confira algumas das principais! 

Filtros deionizadores de leito misto 

Esses filtros utilizam uma combinação de resinas de troca iônica catiônica e aniônica em um único leito. Desse modo, ele permite a remoção eficiente de íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions) da água, como havíamos explicado anteriormente. 

Filtros deionizadores portáteis 

Como o próprio nome diz, esses componentes são projetados para aplicações específicas. Afinal, podem ser facilmente movidos e conectados a pontos de uso não rotineiros, como em laboratórios ou locais onde a demanda por água deionizada é menor. Essa vantagem faz dele, uma solução extremamente eficiente em projetos com um fluxo e demanda menor de água. 

Sistemas deionizadores em linha 

Esses sistemas são instalados em linha com o suprimento de água e são projetados para fornecer uma corrente contínua de água deionizada conforme necessário. Assim, são comumente utilizados em processos e sistemas mais complexos, como é o caso das indústrias químicas. 

Sistemas deionizadores de passagem única e múltipla 

Por fim, temos os sistemas de passagem única, que são projetados para purificar a água em uma única passagem, e também, os sistemas de passagem múltipla, que envolvem várias etapas de deionização para garantir uma pureza mais elevada. 

Agora que você sabe os principais detalhes sobre o filtro deionizador, que tal aprender mais sobre os diversos processos de tratamento de água existentes no mercado? 

Acesse nosso site e confira também a nossa gama de soluções envolvendo o filtro deionizador. São inúmeras opções para transformar o tratamento de água da sua empresa!