Conheça as principais diferenças entre filtros cartucho, cesto e bag!

Filtros-cartucho-cesto-e-bag-Tech-Filter

Se você atua no ramo industrial, sabe que os filtros são equipamentos essenciais para o tratamento eficiente de diversos fluidos, líquidos e gases. Porém, há uma série de diferenças entre filtros industriais. Para garantir a qualidade no processo de filtração, é importante que você entenda qual é o tipo de filtro ideal para cada aplicação e quais são as principais distinções entre eles.

Antes de tudo, para te ajudar a aplicar a solução que melhor atende as necessidades da sua empresa, neste texto vamos explorar as principais características, semelhanças e diferenças entre filtros cartucho, cesto e bag.

Ficou curioso para entender sobre o assunto? Então, leia o texto a seguir!

Filtros Cartucho

Os filtros cartucho são compostos por uma carcaça e, internamente, de elementos filtrantes para que se obtenha a filtração necessária para cada tipo de aplicação. Os filtros cartucho são utilizados na sua grande maioria para a retirada de partículas em líquidos, proporcionando um polimento final com ótima performance.

Esta série de carcaças pode acomodar elementos abertos nas duas extremidades (DOE) ou aberto em apenas uma (SOE), nos comprimentos de 10″, 20″, 30″, 40″ e 60″ (polegadas) e equivalentes.

A grande vantagem da utilização de filtros cartucho é a grande variedade de elementos filtrantes para que se obtenha a qualidade necessária no fluido filtrado. Esses filtros podem ser utilizados com elementos filtrantes de baixíssima micronagem como, por exemplo, 0, 1 micron, utilizado para filtração de água ou produtos farmacêuticos e micronagens maiores, acima de 100 micra, o que torna esse tipo de filtro muito versátil.

Os filtros cartucho são aplicados nas indústrias em linhas de processo, onde há necessidade de uma filtração fina e segura. São instalados, geralmente, como pré e pós-filtro, filtro de segurança para membranas e resinas, purificação e filtro de adsorção – aplicações às quais exigem que o equipamento apresente alta eficiência de retenção de particulado no processo, podendo ser aplicado, também, na clarificação, polimento, proteção de equipamentos, esterilização e padronização do fluido a ser filtrado.

Filtros Cesto

Os filtros cesto são compostos por uma carcaça e, internamente, um cesto metálico que é fabricado com chapas perfuradas e pode ser revestido com telas para que se obtenha uma filtração com micronagens menores.

 Basicamente, são utilizados para a proteção de bombas e instrumentos, realizando a retirada de partículas de produtos líquidos e gasosos finos e viscosos, como água potável e industrial, óleo comestível, tintas, lubrificantes, óleos de corte, líquidos refrigerantes, solventes, fluidos, vapor, gás e ar comprimido.

 A filtração é realizada pelo cesto filtrante metálico que oferece uma grande área filtrante e capacidade de acumular sólidos. Esses filtros possuem um sistema de abertura rápida, permitindo uma ágil limpeza ou troca do elemento filtrante, sem a utilização de ferramentas especiais.

O grau de filtragem se obtém através de chapas perfuradas ou chapas com tela. O material utilizado nos cestos sempre será aço inox, independente do material de construção do corpo. Também pode ser em aço super duplex ou titânio.

filtro-bag-tech-filter

Filtros Bag

Os filtros bag são compostos por uma carcaça e, internamente, um ou mais elementos filtrantes para que se obtenha a filtração necessária para cada tipo de aplicação. Os filtros bag são utilizados na sua grande maioria para a retirada de partículas em líquidos, tendo como uma grande vantagem uma ampla área filtrante com diversos tipos de elementos filtrantes e micronagens.

É um filtro de alta vazão e baixo custo de reposição dos elementos filtrantes, e são indicados para a separação de sólidos em meios fluidos com viscosidade até 10.000cP, retendo partículas de 1 micra (0,001mm) até 1250 micra (1,25mm).

 Aplicações:

  • Água potável;
  • Água industrial;
  • Fluidos utilizados em indústrias (Alimentícia, Química, Farmacêutica e Cosmética);
  • Lubrificantes;
  • Óleos diversos;
  • Solventes;
  • Tintas;
  • Pré-filtração de finos;
  • Carregamento de matéria-prima de um reator, por exemplo;
  • Na transferência de materiais entre tanques;
  • No envase de produto acabado, podendo ser em caminhão-tanque, tambor, entre outros;

E principalmente, no acerto de controle de impurezas do fluido desejado.

Quais são as diferenças entre filtros cartucho, cesto e bag?

De modo geral, os filtros cartucho, cesto e bag apresentam características distintas que os tornam adequados para diversas aplicações industriais. Os filtros cartucho são conhecidos por sua alta eficiência de filtração, sendo capazes de reter partículas diversas com alta eficiência.

A flexibilidade dele é evidenciada pela ampla variedade de materiais filtrantes disponíveis, permitindo que se adaptem às especificidades de cada processo. Além disso, a facilidade de substituição dos cartuchos garante uma manutenção rápida e eficiente, minimizando o tempo de inatividade.

Os filtros cesto são ideais para retenção de partículas maiores, sendo frequentemente utilizados em aplicações que envolvem grande volume de impurezas sólidas. Esse tipo de filtro possui limitações na retenção de partículas menores devido à utilização de tela malha de aço inox e, por isso, são utilizados como pré-filtração, filtração final onde o objetivo é retirar partículas maiores e proteção de equipamentos e bombas.

Os filtros bag são muito utilizados pela facilidade de instalação, substituição e excelente custo operacional e possuem excelente eficiência para retenção de partículas a partir de 1 micron, mas não têm a mesma capacidade de filtração absoluta que alguns elementos filtrantes cartucho. É muito utilizado para filtração de fluidos que não necessitam de filtração absoluta e como pré-filtro de filtros cartucho.

Diferenças entre filtros: como escolher o ideal?

A partir da diferença entre filtros cartucho, cesto e bag, a escolha do filtro que será utilizado dependerá das necessidades específicas de cada processo como: o tipo de fluido, o material da carcaça, o tamanho e tipo de partículas a serem filtradas e, também o grau de eficiência da filtração. É muito importante que você obtenha o máximo de informações possíveis para cada aplicação e, com isso, a definição do filtro com melhor eficiência para a sua necessidade.

Gostou de saber mais sobre as características e diferenças entre filtros cartucho, cesto e bag? Então, não deixe de acessar o nosso blog e ficar por dentro dos conteúdos que publicamos por lá.