Aço inox, aço carbono ou plástico: qual material é o ideal para seu sistema de filtragem?

De fato, encontrar um sistema de filtragem adequado para o desenvolvimento de atividades industriais é uma tarefa que exige dedicação e esforço, afinal, o uso desses componentes pode ser o diferencial que você estava esperando na qualidade dos seus produtos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para você, onde exploramos as qualidades das principais composições para filtros industriais. Além disso, vamos ajudá-lo a encontrar a melhor opção para as demandas da sua empresa.

Então, se você está buscando por um conteúdo que te ajude nessa escolha, acabou de encontrar o artigo perfeito para isso. Continue a leitura e confira todas as dicas da Tech Filter!

Por que escolher o componente adequado para o seu sistema de filtragem?

Antes de continuarmos, é preciso saber quais são as razões pelas quais você deve escolher o filtro certo para os processos de produção realizados pela sua empresa.

Sabemos que a grande maioria das aplicações industriais já possui uma especificação, de qual é o material utilizado para cada tipo de ação e o mesmo ocorre com os materiais de construção dos filtros.

A escolha da composição para o seu filtro depende fortemente das especificidades da sua aplicação, incluindo: o tipo de fluido que será filtrado, as condições de operação e as exigências de durabilidade e resistência à corrosão.

Para tornar a ideia ainda mais clara, separamos algumas dessas especificações. Confira os pontos a serem considerados no momento da escolha dos componentes que podem ser compostos por: aço inox, aço carbono e plástico.

Características dos filtros de aço inoxidável

Este material é muito resistente à corrosão, o que o torna ideal para aplicações em indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas, além de uma longa vida quando usado em sistemas de filtragem de água.

Além disso, o aço inoxidável também é resistente a altas temperaturas, tornando-o uma boa escolha para aplicações em processos hipertérmicos. Os aços mais usados para a fabricação de filtros desse tipo são o aço inox 304L e o aço inox 316L, sendo o último mais utilizado em processos que envolvam o manuseio de alimentos e fármacos.

Diferenciais do filtro de aço carbono

Este material é normalmente utilizado em aplicações industriais que não sejam relacionados a processos alimentícios e farmacêuticos, ou para filtração de fluidos que não causem oxidação. Outra grande vantagem é poder suportar pressões elevadas.

Desse modo, filtros de aço carbono são frequentemente utilizados em aplicações industriais que exigem resistência extrema, onde a prioridade se encontra na proteção contra o atrito, sendo essa uma característica mais importante que o suporte contra o processo de corrosão.

A grande maioria das instalações industriais é realizada com aço carbono e isso permite que os filtros que serão instalados também possam ser com o mesmo material já que tem um custo menor do que o aço inox.

No entanto, eles podem requerer tratamento de superfície ou revestimento para evitar a corrosão em certos ambientes.

Detalhes sobre o filtro de plástico

Já os filtros de plástico podem apresentar características pontuais que potencializam a sua escolha e entre esses detalhes está o preço. Filtros de plástico são, geralmente, os mais econômicos em relação aos dois anteriores. Além disso, são conhecidos por serem resistentes à corrosão.

Desse modo, esses componentes são uma boa escolha para aplicações em baixa pressão ou para fluidos que não são compatíveis com metais. Porém, eles podem não apresentar a mesma durabilidade dos filtros de metal e, por isso, não são adequados para aplicações que exijam resistência a situações extremas, como vimos nos dois casos anteriores.

Filtro-cesto-cartucho-e-bag-tech-filter

Como escolher o filtro ideal para o sistema de filtragem da sua empresa?

Como podemos perceber, existem inúmeros fatores que podem impactar na escolha e aplicação de um filtro. Por isso, é fundamental conhecer os componentes disponíveis no mercado e a sua aplicabilidade.

Dessa forma, potencializando os investimentos da sua empresa, garantindo que os filtros utilizados estejam de acordo com as demandas de produção e, consequentemente, do seu sistema de filtragem.

Como vimos anteriormente, existem alguns fatores que podem ser extremamente relevantes no processo de escolha dos componentes do seu sistema de filtragem. Entre esses pontos, podemos citar:

  • A solução que você filtrará;
  • As condições de operação;
  • Temperatura nos processos de filtração;
  • Os parâmetros de resistência e durabilidade;
  • Monitoramento do sistema de filtragem;
  • E os objetivos do processo de filtração.

Com isso, é possível determinar com maior segurança, quais equipamentos entregarão os resultados que você espera conquistar através do sistema de filtragem da sua empresa.

Mas é preciso se aprofundar em questões como essa, para garantir que você tenha máximo controle sobre os procedimentos realizados pela sua empresa.

Por isso, a Tech Filter tem uma dica fundamental para a sua empresa! Acesse agora mesmo o nosso blog e saiba tudo sobre a escolha do filtro ideal para o seu sistema de filtragem.

Além disso, você pode conferir todos os detalhes sobre esses tipos de filtro, baixando o nosso catálogo completo. Nele, você encontra tudo sobre as soluções da Tech Filter, além de compreender quais seriam as melhores opções para a sua empresa.

Não esqueça de nos acompanhar através das redes sociais, para ficar por dentro de tudo sobre processos de filtração vantajosos para a sua empresa, entre muitas outras dicas e informações!