Veja quais são os efeitos da luz UV nos processos envolvendo o tratamento de água

lampadas-de-luz-uv

Que os processos para tratamento de água evoluíram muito nos últimos tempos, isso não podemos negar. Até mesmo o uso de luz UV em sistemas complexos, podem ser vistos nos mais diversos segmentos. 

Inclusive, essa vem se tornando uma prática fundamental para diversos ramos da indústria, principalmente aquelas que necessitam de uma proteção ainda maior contra microrganismos. 

Pensando nisso, os especialistas da Tech Filter se reuniram para desvendar os mistérios por trás desse tipo de aplicação. Então, se você tem dúvidas sobre esse tipo de procedimento, chegou o momento de sanar todas elas. 

Continue a leitura e aproveite as dicas para aprimorar o sistema de tratamento de água da sua empresa. Boa leitura! 

Como a luz UV atua no tratamento de água? 

A luz ultravioleta, ou UV, é uma forma de radiação eletromagnética com comprimentos de onda mais curtos do que a luz visível. No tratamento de água, a luz UV é frequentemente utilizada como uma ferramenta eficaz para desinfecção. 

Esse processo envolve a exposição da água a lâmpadas ultravioletas, geralmente na faixa de comprimento de onda de 254 nanômetros. Desse modo, a luz UV é absorvida pela estrutura do DNA ou RNA dos microrganismos presentes na água, como bactérias, vírus e protozoários. Através da absorção da luz UV temos as alterações na estrutura do material genético desses microrganismos, impedindo sua capacidade de se reproduzir e causar doenças. 

Um dos principais diferenciais do tratamento de água por luz UV, está em não envolver a adição de produtos químicos à água, tornando esse processo uma abordagem sustentável e eficaz. 

Além disso, a luz UV não altera as propriedades físicas, químicas ou o sabor da água tratada, pois não deixa resíduos. 

sistema-de-tratamento-de-agua-com-luz-uv

Entretanto, é importante notar que a luz UV não remove partículas sólidas da água nem trata problemas relacionados a poluentes químicos. Portanto, é frequentemente usada em combinação com outros métodos de tratamento de água como a filtração, para garantir uma qualidade da água mais abrangente. 

Além disso, o tratamento da água feito através da luz ultravioleta não garante a proteção do recurso durante o seu armazenamento. Ao contrário do que vemos em processos que fazem uso do cloro, por exemplo. 

Impactos da luz UV na qualidade da água 

Como vimos anteriormente, a luz UV tem se mostrado uma grande aliada de diversos segmentos no tratamento de água. Afinal, as vantagens proporcionadas pelo uso dessa tecnologia em processos que exigem uma cautela maior quanto a presença de microrganismo são muitas. 

Sabemos que o processo de desinfecção por luz ultravioleta não é suficiente para garantir que os recursos hídricos da sua empresa estejam de acordo com as diretrizes vigentes. Entretanto, não se pode negar a força que esse componente pode trazer para o seu sistema de filtração. 

Desinfecção eficaz 

Quando pensamos na eliminação de microrganismos, de fato a luz UV é altamente eficaz na desativação de componentes patogênicos, incluindo bactérias, vírus e protozoários. Isso tudo, sem a necessidade de adicionar produtos químicos à água. Desse modo, esse componente no seu sistema de filtragem pode contribuir significativamente para a segurança microbiológica da água. 

Ausência de subprodutos químicos 

Ao contrário de alguns métodos de desinfecção que usam produtos químicos, a desinfecção por luz UV não gera subprodutos químicos indesejados na água. Isso é benéfico para a saúde humana, pois evita a exposição a substâncias potencialmente prejudiciais. 

Mas, é sempre importante lembrar que o uso de substâncias químicas no tratamento de água é uma etapa fundamental. A luz UV contribui para o processo, sem o risco de adicionar mais elementos além daqueles já previstos em sistemas tradicionais de filtração. 

Preservação das características da água 

Como já sabemos, a luz UV não afeta as características físicas, químicas ou o sabor da água tratada. Isso faz com que os consumidores possam desfrutar de água tratada que se mantém mais próxima das suas características naturais. 

Da mesma forma, empresas de todos os setores aproveitam essa vantagem para garantir um refinamento ainda maior no processo de filtragem. Assim, garantindo qualidade superior para a água que será utilizada nos mais variados processos. 

Tratamento rápido 

Por fim, o processo de desinfecção por UV é relativamente rápido e não requer tempo de residência prolongado, como em alguns métodos químicos. Isso pode ser particularmente útil em situações em que é necessária uma resposta rápida para garantir a segurança da água. 

Além disso, esse fator ainda contribui com empresas que pensam em adotar o método em seu sistema de tratamento, mas que ainda têm receios. Saiba que a adição de uma etapa de tratamento por luz UV não afeta em nada a velocidade e agilidade no tratamento de água da sua empresa. 

Redução de riscos de resistência a agentes patogênicos 

Como a desinfecção por luz UV atua danificando o material genético dos microrganismos, há uma menor probabilidade de desenvolvimento de resistência a esse método em comparação com o uso de agentes químicos. 

Lembrando que: o uso de luz UV não substitui outras etapas muito importantes para o processo de tratamento de água, garantindo assim, que os recursos hídricos da sua empresa estejam condizentes com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes. 

Aprenda mais sobre tratamento de água com luz UV

E aí, já sabia desses detalhes sobre o uso da luz UV no tratamento de água? Agora precisamos aprender mais sobre o resto do processo e a Tech Filter pode te ajudar! 

Nosso blog está cheio de conteúdos que podem te explicar todos os detalhes para conquistar um sistema mais eficiente e seguro. 

Além disso, você precisa acompanhar nossas redes sociais. Lá você fica por dentro de todas as novidades da Tech Filter em primeira mão. Novos produtos, conteúdos e materiais gratuitos. Vai perder essa? 

Até a próxima!