SEGMENTO INDÚSTRIA DE BEBIDAS


Saiba mais sobre os equipamentos da Techfilter para indústria de bebidas, aqui você encontra tudo que precisa saber, desde cases, catálogos e muito mais.
Entre todos os insumos utilizados na fabricação de bebidas em geral, a água é o que se encontra em maior quantidade. A água deve apresentar um padrão estável em sua composição e não pode conter substâncias que possam alterar o sabor, aspecto ou a consistência do produto.

TRATAMENTO DE ÁGUA NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS


ÁGUA UTILIZADA NA PRODUÇÃO

Os processos de tratamento da água captada de poços artesianos, mananciais ou outras fontes devem restabelecer as características fisicoquímicas originais da água pura e garantir o padrão microbiológico adequado.

ULTRAFILTRAÇÃO


ÁGUA UTILIZADA NA PRODUÇÃO

Os sistemas de ultrafiltração utilizam membranas que retêm partículas de sólidos suspensos. Produzem água de melhor qualidade ocupando menos espaço e consumindo menos energia e produtos químicos que os sistemas de tratamento convencional.

Todos os projetos são customizados de acordo com a necessidade do cliente.

Características Técnicas

  • Membranas de fibra oca
  • Material: pvdf
  • Diâmetro médio típico das fibras: 2 mm
  • Temperatura de trabalho: < 40°c
  • Pressão: 2-3 bar
  • pH de trabalho: 3 -9 e de limpezas químicas: 2 – 11
  • Recuperação: 90 – 95%
  • Turbidez típica: = 0,1 NTU

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA CONVENCIONAL


Projetadas conforme a necessidade de cada cliente as ETAs são extremamente flexíveis e eficientes para o tratamento de água. Atendem as mais variadas demandas de água tratada com grande autonomia, de forma automatizada e com alto padrão de confiabilidade.

CLORAÇÃO


Para a Cloração da água utiliza-se bomba dosadora, que pode ser ligada junto as bombas de pressão.
Materiais de fabricação compatíveis com todos produtos químicos usados em dosagens. Nossa linha abrange bombas por sistema de diafragma ou peristálticas, analógicas ou digitais, com sinal de 4-20 mA, com opcionais de entrada para sensores ou inversor de frequência.

APLICAÇÕES
  • Tratamento de água de caldeiras e torres de resfriamento;
  • Tratamento de água e efluentes (dosagem de hipoclorito, soda, ácidos, coagulantes, floculantes, entre outros).
  • Pré-tratamento de sistemas de osmose reversa, com dosagens de ácidos, anti-incrustantes, biocidas e outros;

PRÉ-FILTRAÇÃO


Para a pré-filtração da água normalmente utiliza-se filtros bag, com isso evita-se o acúmulo de partículas na tubulação, reservatórios e nos filtros de carvão ativado.

Os filtros Bag fabricados pela TECHFILTER têm uma concepção simples, facilidade de operação, rigoroso controle de qualidade e padronização. São fabricados segundo a Norma ASME – Seção VIII – Divisão I, bem como Nr13 (norma de segurança de vasos de pressão ABNT), garantindo ao cliente materiais, espessuras e cálculos de acordo com esta norma de construção de vasos de pressão. Utilizados em diversas aplicações, devido à sua grande vazão e baixo custo de reposição dos elementos filtrantes.

DECLORAÇÃO


Os filtros decloradores de alta vazão são destinados à remoção de cloro e carga orgânica, indispensáveis à purificação da água. Operam com diversas vazões e taxas de filtração, com sistema interno de espargidores de água sob o leito filtrante, eliminando o clássico fundo falso.

Produzidos em aço inox, de acordo com as normas NR13 e ASME.

FILTRAÇÃO FINAL


Os filtros polidores são fabricados em aço inox 304 ou 316L.
Suas carcaças e acessórios (tomadas de amostra e válvulas de segurança) possuem acabamento tipo sanitário. Atendem demandas de baixas a altas vazões.
Como principal característica destacamos a carcaça desmontável que permite a limpeza e assepsia total da área de filtração, evitando contaminação e proliferação de bactérias.

ESTERILIZADOR ULTRAVIOLETA | SÉRIE WATER SAFETY


Utilizados para desinfecção da água, os equipamentos de produção de luz ultravioleta protegem a água contra micro-organismos aquáticos sem a necessidade do uso de produtos químicos. É um processo natural de desinfecção, que não agride o meio ambiente, pois nenhum componente químico é adicionado à água. São eliminados bactérias, vírus e algas. Disponíveis para diversas vazões de operação.

FILTRAÇÃO E TRATAMENTO PARA LAVAGEM DE GARRAFA


Além da filtração com filtros tipo cartucho, pode-se usar sistemas de desinfecção por luz ultravioleta e geradores de ozônio para evitar a proliferação de micro-organismos na água de lavagem das garrafas.

FILTRAÇÃO DE GÁS, AR E VAPOR


FILTROS COALESCENTES
Utilizados para remoção de água, óleo e partículas do ar e gás. Como principais aplicações destacamos a proteção dos sistemas de ar comprimido e gases, secadores, tanques pulmão, cabines de pintura, respiros, entre outros. Os elementos coalescentes possuem eficiência de até 99,99% na retirada de partículas e os elementos com carvão ativado atuam na remoção de odores e hidrocarbonetos.

FILTROS PARA VAPOR

Retém partículas contaminantes, que resultam da abrasão de tubulações, válvulas e vedações. O elemento filtrante para vapor pode ser lavado e sanitizado, possibilitando economia no processo de filtração.

FILTRO RESPIRO TANQUE ( VENT )

Promove a filtração do ar ambiente para tanques. O elemento é biológico e quimicamente inerte, não provocando a proliferação de micro-organismos. Aplicações: Filtração do ar para tanques de fermentação, água, produtos alimentícios entre outros.

ESTERILIZAÇÃO


ÁGUA PARA LABORATÓRIO
Para uso em laboratório é necessário a água deionizada para produção de reagentes e amostras. Para produção dessa água deve-se utilizar sistemas de tratamento de água por osmose reversa além de esterilizadores ultravioleta para a desinfecção final da água.

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CALDEIRA

Para o tratamento de água para caldeiras e aquecedores, utiliza-se um filtro para retirada de partículas e proteção do sistema de abrandamento automático para retirada de íons positivos como ferro, manganês, dureza (cálcio e magnésio) e etc.

Para sistemas que exigem maior qualidade e baixa condutividade utilizamos sistema de Osmose Reversa ou Troca Iônica

SERVIÇOS


ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Com equipe técnica especializada, nossos serviços incluem montagens, instalações, startup, assistência técnica preventiva e corretiva, reposição de produtos químicos, elementos e leitos filtrantes, resinas, lâmpadas e tubos.

 

 


ANÁLISE DE ÁGUA

Todas as metodologias utilizadas para as análises são baseadas em normas e procedimentos nacionais e internacionais. Nosso laboratório é composto por modernos e sofisticados equipamentos para análises e medições, proporcionando precisão e confiabilidade necessária para a elaboração de laudos técnicos conforme estabelecidos pela vigilância sanitária e demais órgãos reguladores. Realizamos testes pilotos simulando testes de campo.

REPOSIÇÃO


Os elementos filtrantes TECHFILTER são fabricados em diversos materiais, como: Fibras puras de polipropileno, algodão, poliéster, feltro agulhado ou nylon, de eficiência nominal ou absoluta.

BAG

Os elementos tipo BAG são fabricados em feltro agulhado de polipropileno, poliéster e em tela de nylon monofilamento. Construídos com fibras puras, são de excelente utilização em processos que necessitam filtração de grandes quantidades de sólidos e utilização em produtos viscosos.

 

Material(μm)
Polipropileno1 a 100
Poliéster1 a 100
Nylon1 a 100

PLISSADO

Este elemento filtrante é fabricado com mantas de vários materiais, tais como: polipropileno, poliéster e fibra de vidro. Sua grande vantagem é a baixa perda de carga , aliada à alta eficiência e grande área filtrante.

Materiais de construção

MantasNúcleo
Polipropileno, poliéster e fibra de vidroPolipropileno
ELEMENTO EXPANDIDO NOMINAL (LISO OU RANHURADO)

Os elementos de polipropileno expandido são fabricados em uma matriz de densidade graduada de fibras de polipropileno uniformes, fornecendo uma filtragem consistente para uma grande variedade de fluidos.

Materiais de construção

Meio filtranteVedações
Microfibras de polipropilenoNitrílica, Viton e Silicone
PLISSADO ABSOLUTO

Elemento filtrante fabricado em mantas de polipropileno plissado sem adesivos que potencialmente contaminam os fluidos. Este tipo de elemento elimina a migração de partículas e canais viciados, tendo ainda compatibilidade química com uma grande gama de produtos.

Meio filtranteNúcleoVedações
Microfibras de polipropilenopolipropilenoNitrílica, viton e silicone
P - PF - BEV

O elemento filtrante é fabricado com uma membrana polietersulfônica em um corpo de polipropileno. O meio filtrante é hidrofílico e se distingue por possuir uma estrutura de poros desenhados assimetricamente. O tamanho do poro diminui progressivamente até o centro do meio filtrante.

Todos os componentes satisfazem as especificações da FDA para contato com alimentos de acordo com a CFR, ponto 21.

O elemento filtrante superou os testes para plásticos de USPXX - Classe VI.

O elemento filtrante é fabricado de acordo com a BPF (Boas Práticas de Fabricação), não possui migração do meio filtrante, não produz desprendimento de fibras, e é termicamente soldado sem uso de ligas e outros aditivos químicos.

MicronagemPonto de borbulha
0,2 m≥ 3,0bar
0,45 m≥ 2,2bar

 

ELEMENTOS FILTRANTES - TIPO CARTUCHO


Alta Vazão, Carvão Ativado, Deionizador

LEITOS FILTRANTES

  • Seixos
  • Areia
  • Carvão Ativado Granulado
  • Resina Catiônica,Aniônica, Mista, Especial

VASOS E MEMBRANAS

  • Osmose Reversa
  • Ultrafiltração
  • Microfiltração
  • MBR

ESTERILIZADORES ULTRAVIOLETA

  • Tubos
  • Lâmpada
  • Reatores
  • Sensores
  • Conexões